Psiquiatra e psicólogo, Simonetti vai abordar as manifestações psicológicas que surgiram a partir da crise do coronavírus, percorrendo pílulas, palavras e técnicas como possíveis remédios.

A crise do coronavírus afetou a saúde das pessoas em diversos aspectos, inclusive a saúde mental. Com o tema “A vida psíquica em tempos de covid e seus possíveis remédios: pílulas, palavras, e técnicas”, o Café Filosófico CPFL, edição fica em casa, recebe o médico psiquiatra, Alfredo Simonetti, na próxima quinta-feira, dia 9 de julho, às 18h, com transmissão ao vivo pela internet.

 A nova realidade foi alterada por conta da perda da liberdade, do contato físico, além das preocupações com o futuro, com a renda, com filhos e com o fim de tudo isso. Como fica a saúde mental diante de tudo isso? Simonetti contextualiza que, além de tantas mortes e problemas físicos, o coronavírus também provocou uma onda de manifestações psicológicas, algumas normais e outras patológicas, e algumas difíceis de classificar.

Neste Café, o médico vai falar sobre ansiedade, depressão, tédio, irritação, solidão e sobre a ansiedade da informação. Ele vai abordar o estresse do home office, os atritos no casamento e a saúde mental dos médicos e profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao vírus. Por fim, o psiquiatra vai percorrer os possíveis remédios como pílulas, palavras e técnicas aplicadas em resposta às essas crises psíquicas.

Alfredo Simonetti é médico, psiquiatra e psicanalista, professor titular de psicologia médica da Faculdade de Medicina São Camilo (SP), médico colaborador do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas USP, professor convidado da PUC-SP para cursos de pós-graduação na área da saúde (COGEAE/PUC-SP), Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Hospitalar (NEPPHO-SP) e autor dos livros “Manual de Psicologia Hospitalar” e ” O Nó e o Laço “.

O Café Filosófico CPFL, edição fica em casa, é inédito e ao vivo, transmitido pelo canal do programa no Youtube e na página do Instituto CPFL, no Facebook, às 18 horas. Vale lembrar que o público já pode definir o lembrete para a live neste link.

Serviço

O quê: Café Filosófico CPFL – fica em Casa, com Alfredo Simonetti

Quando: Dia 09/07, quinta-feira, às 18h

Onde: youtube.com/CafeFilosofico e facebook.com/InstitutoCPFL

Informações: institutocpfl.org.br

Sobre o Instituto CPFL

Com 17 anos de trajetória e sede em Campinas (SP), o Instituto CPFL é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia, responsável pela integração dos programas sociais, esportivos e culturais do grupo em uma única rede. Em 2020, o Instituto CPFL fortalece a frente de atenção social com investimento nos programas CPFL Geração Jovem, que apoia iniciativas voltadas para o futuro das novas gerações; e o CPFL nos Hospitais, que apoia projetos de humanização e melhorias em hospitais públicos. Também integram as atividades do Instituto CPFL, para o ano de 2020, o Circuito CPFL – com etapas de Corrida e Caminhada e o Cinesolar; as gravações do programa Café Filosófico CPFL – realizado em parceria com a TV Cultura e exibido na grade da emissora; além de outras atividades que acontecem na sede do Instituto CPFL, em Campinas, como Exposições de Artes, os concertos da Série Música Contemporânea, o mês em comemoração à cultura chinesa e as exibições de cinema por meio do Cine CPFL. 

Saiba mais em www.institutocpfl.org.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui