Orquestra: o que é, e como funciona?”

“A música é o amálgama entre som e silêncio. Pessoas em diversas formações fazem desta arte realidade. A orquestra é um grupo de pessoas que tocam juntos. E vamos fazer um passeio pela história desta formação musical e como ela funciona. Um bate-papo entre dois músicos para enriquecer a cultura de forma mais profunda!”. Estas são as palavras do violinista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ayran Nicodemo, que vai conversar com o professor de regência da Escola de Música da UFMG, Arnon Oliveira sobre o que é uma orquestra sinfônica, como é o funcionamento e contar a história da formação musical de quem é profissional da área. A live será na próxima terça-feira, às 15h, no Instagram do Municipal (@theatromunicipalrj).

Foto: Alexandre Chaves                                                                                                                                                                                                                                  Sobre  Ayran Nicodemo

Vencedor e finalista de diversos concursos pelo Brasil, Ayran Nicodemo já se apresentou nas principais salas de concerto do Brasil, e também como solista com diversas orquestras (OSMG, CSRJ, OSUFMG, OSUNIRIO, entre outras). Lançou em maio de 2014 seu CD para violino solo, ‘Pedra Cigana’, com o qual foi apontado como um dos 10 melhores instrumentistas brasileiros de 2014. Em 2018, realizou sua 1ª turnê de violino solo pela Europa (Espanha, Itália, Portugal e França). Grava com frequência para TV Brasil, Rádio MEC e possui sete CDs lançados nos últimos cinco anos, mantendo intensa atividade como solista, camerista, compositor e professor. É produtor e diretor artístico da Semana do Violino desde 2014. Integra o naipe de 1º violinos da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro desde fevereiro de 2014, atuando como spalla interino em 2016. Ayran Nicodemo é Mestre em Ensino da Performance pela UNIRIO e discípulo direto do renomado violinista e professor Paulo Bosísio. Professor substituto de violino da UFMG desde 2020.

Foto: Élcio Paraíso

Sobre Arnon Oliveira

Graduado em Piano e Regência pela Escola de Música da UFMG. Mestre em Musicologia, com ênfase em Música Brasileira, pela UNIRIO. Doutor em História, com ênfase em História Social da Cultura, pela UFMG. Professor de Regência na Escola de Música da UFMG. Coordenador do Núcleo de Música Coral e dos corais do Centro de Musicalização Integrada (CMI) da UFMG. Regente e diretor artístico do Coro Madrigale. Pesquisador e musicólogo responsável pelo resgate e primeira apresentação de várias obras de compositores de Minas Gerais, do período colonial e do século XX (Lobo de Mesquita, Pe. João de Deus de Castro Lobo, Manoel Dias de Oliveira, Hostílio Soares).

Serviço:

Theatro Municipal Palco Livre, Vale e Petrobras convidam Ayran Nicodemo e Arnon Oliveira em “Orquestra: o que é, e como funciona?”

Data: 22 de setembro – terça-feira

Live às 15h

Instagram: @theatromunicipalrj

Patrocínio Ouro@valenobrasil e @petrobras

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui