Psicólogo do HNSG explica o que acontece no corpo quando se está apaixonado .

Dia 14 de fevereiro é Valentine’s Day, data em que se celebra os casais apaixonados no Estados Unidos, e que está sendo cada vez mais comemorada no Brasil.

Quando se está apaixonado, alguns sintomas podem surgir em todo o corpo. Entre os sintomas mais evidentes estão, o aumento da pressão arterial, da frequência respiratória, dos batimentos cardíacos, a dilatação das pupilas, os tremores, além da falta de apetite, concentração, memória e sono. Mas você sabe porque isso acontece?

Essas sensações ocorrem devido a liberação de adrenalina no organismo. “A paixão tem sintomas da ansiedade, porque os hormônios liberados quando você pensa ou está com a pessoa são os mesmos”, explica o psicólogo do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), José Palcoski. Para se ter uma ideia, a média normal de batimentos cardíacos é de 50 a 100 por minuto, mas quando se está apaixonado pode chegar a 160.

Já o bem-estar e de que é bom estar apaixonado, ocorre devido a liberação de ocitocina, conhecido como o hormônio do amor, diminuindo o nível de cortisol, que causa o estresse. “A ocitocina está intimamente ligada à sensação de prazer e de bem estar físico e emocional, e a sensação de segurança e de fidelidade entre o casal”, diz o psicólogo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui