O candidato aproveitou o final de semana para conversar com os produtores locais, e destacou a importância do segmento

Defensor da agricultura familiar e da agroecologia, o candidato a prefeito Goura (PDT), aproveitou o final de semana para visitar a Feira de Orgânicos do Passeio Público, no Centro de Curitiba. O candidato passou algumas horas conversando com os produtores que comercializam os seus produtos no local em 20 barracas e trailers, e destacou seu apoio à agroecologia.

“Nossas feiras orgânicas precisam de mais apoio da Prefeitura de Curitiba”, afirmou Goura ao conversar com alguns dos feirantes. Ele disse, conforme o relato deles, que isso não está acontecendo e que a situação ficou mais complicada por conta da epidemia do novo coronavírus (Covid-19). “Por isso, tenho repetido que nossa candidatura se coloca como aquela que defende o diálogo, a conversa com todos como uma das formas de governar. Vamos fazer uma gestão participativa, colaborativa e democrática”, complementou Goura.

O candidato do PDT defendeu que a agroecologia e a alimentação consciente devem ser estimuladas em todos os bairros da cidade. “Vamos fortalecer a agricultura urbana bem como a relação de Curitiba com toda a agricultura familiar praticada na Região Metropolitana”, assegurou.

Produtor de orgânicos

Para o produtor Ozir Natal dos Santos, do Sítio Recanto Nativo, que fica em Campo Magro, na Região Metropolitana, os feirantes de orgânicos do Passeio Público precisam do apoio de pessoas como o candidato Goura. “Ele é nosso conhecido e desde antes de ser eleito já estava na defesa da nossa atividade, da agroecologia e do meio ambiente”, disse ele. “E tem nosso apoio nessa eleição para prefeito”, disse.

Lei da Agricultura Urbana

Goura lembrou que foi por iniciativa sua, quando era vereador e presidente da Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos, que a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou a Lei da Agricultura Urbana.

“Faz dois anos. Nosso projeto virou a Lei Nº 15.300 de 28 de setembro de 2018 e autoriza a ocupação de espaços públicos e privados para o desenvolvimento de atividades de agricultura urbana”, recordou. “Nosso objetivo é incentivar a produção de alimentos saudáveis e, por que não, a criação de uma cidade mais bela”, afirmou o candidato.

Audiência Pública Orgânicos

Como deputado estadual o candidato Goura promoveu, em fevereiro deste ano, a audiência pública “Paraná Mais Orgânico”, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Na ocasião, ele disse que somente com políticas públicas de fomento e com financiamento adequado, a produção e o consumo de produtos orgânicos se tornarão viáveis e acessíveis para a maioria da população.

RMC Livre de Agrotóxicos

Outra iniciativa que vai beneficiar a agricultura ecológica e a promoção de uma alimentação saudável é o projeto de lei (PL Nº 438/2019), protocolado na Alep, que propõe Curitiba e Região Metropolitana livres de agrotóxicos. O projeto prevê que o comércio, o consumo e o armazenamento de agrotóxicos serão restringidos gradualmente em 50% até 2025 e em 100% até 2030. “Nosso objetivo é melhorar a saúde e a qualidade de vida da população, preservar os recursos hídricos e o meio ambiente e favorecer a produção orgânica e sustentável”, completa Goura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui