O Dr. Gustavo Menegucci revela como funciona o atendimento odontológico telepresencial e aponta que, devido ao covid-19, a tendência é aumentar a procura por este protocolo.
Devido a determinação do Conselho Regional de Odontologia (CRO) os consultórios dos dentistas estão fechados, salvo em caso de urgência, situação que deve se manter enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.
Por este motivo, muitos profissionais têm procurado meios de dar prosseguimento aos tratamentos dos pacientes na modalidade online, fazendo uso das mais avançadas tecnologias.

O dentista mineiro, Dr. Gustavo Menegucci, conta que como o seu consultório em Belo Horizonte está fechado, seguindo as recomendações do CRO e do Ministério da Saúde, tem atendido os seus pacientes através da internet e revela como é feito este companhamento: “para procedimentos como limpeza, higienização, clareamento e principalmente acompanhamento do uso de alinhadores, temos feito tudo online, através de consulta telepresencial, por chamada de vídeo, dando todas as coordenadas de cuidados com os dentes para diferentes casos em que a pessoa possa cuidar de casa mesmo, sob minha supervisão”, relata.

Consulta on-line para acompanhamento de caso

Um dos grandes trunfos tecnológicos usados pelo Dr. Menegucci e que já contempla a possibilidade de seguir o tratamento mesmo à distância com total eficácia é o Invisalign.

Os alinhadores são feitos sob medida através de escaneamento 3D da arcada dentária do paciente, são planejados digitalmente e podem ser enviados pelo correio ou transportadora: “Pacientes invisalign já recebem vários aparelhos, contemplando todas as fases do tratamento, para que eles mesmos façam a troca em casa.
Ou seja, a previsibilidade do tratamento permite que o paciente conduza o próprio tratamento e o acompanhamento é online, pois o tratamento foi planejado de forma digital.
Graças a essa tecnologia consigo acompanhar o paciente telepresencialmente em todas as etapas, com a mesma precisão do tratamento em consultório.”

Tratamentos telepresenciais serão cada vez mais usados

O Dr. Menegucci aponta que devido a pandemia do covid-19, a tendência é que no futuro ainda mais procedimentos adotem um protocolo semi-presencial ou telepresencial daqui em diante: “essa pandemia do novo coronavírus trouxe preocupação às pessoas sobre o risco de contaminação e contágio por proximidade e isto não deve desaparecer da mente das pessoas tão rapidamente, o que deve fazer a procura por tratamentos com menos idas ao consultório ainda maior, também forçando os profissionais a buscar oferecerem cada vez mais esse tipo de protocolo.

Além disso, com a correria da vida moderna, muitas pessoas podem também aderir a procedimentos mais telepresenciais para adequar suas rotinas às suas necessidades de saúde bucal e estética.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui