O cantor Alceu Valença faz aniversário no dia 1º de julho, mas, desde o dia 29, o canal Curta! comemora a data com a exibição de “Alceu — Na Embolada do Tempo”, documentário de Paola Vieira (de “As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana”) sobre o artista.

O filme viaja pelos mais de 45 anos de carreira do cantor e compositor pernambucano, lembrando a sua infância na pequena São Bento do Una e os desafios do início da sua trajetória como músico profissional até chegar ao estrelato. O enredo explora também as influências da cultura popular na obra do artista, além de suas reflexões sobre diversos assuntos, como seu próprio passado, sua ligação com a música e as mazelas do Brasil e do mundo.

O documentário acompanha de perto a vitalidade e o ritmo acelerado de Alceu, viajando em turnê por diversas cidades, durante os festejos de São João de 2018. Produzido pela TVZero, o longa foi viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A exibição é na Segunda da Música, 29/06, às 22h25.

Artista plástico Tunga é tema de último episódio da série ‘Matizes do Brasil’

A série “Matizes do Brasil”, que se dedica a celebrar artistas brasileiros do modernismo e da contemporaneidade, homenageia o escultor, desenhista e artista performático Tunga, falecido em 2016. Ele, que foi o primeiro brasileiro a ter obra exposta no Museu do Louvre, tem sua carreira analisada por curadores e amigos como Júlia Rebouças, Paulo Sérgio Duarte e Luísa Duarte.

O episódio mergulha na carreira do artista e revela sua busca incansável por explorar os limites entre ciência e fantasia, realidade e ficção, o que culmina na criação de uma mitologia e de uma gramática próprias. Episódio inédito na Terça das Artes, 30/06, às 23h30.

Segunda da Música – 29/06

22h25 – ” Alceu Valença – Na Embolada do Tempo ” (Documentário)
O filme é uma viagem pelos mais de 45 anos de carreira do cantor e compositor Alceu Valença, personagem único da música brasileira. Sua obra e reflexões são apresentadas através da costura de músicas, depoimentos, vasto material de arquivo e registros de viagens feitas pela equipe do documentário com Alceu e sua equipe, ao longo de 2018. Diretores: Paola Vieira. Duração: 86min Classificação: Livre. Horários alternativos: 30 de junho, terça-feira, às 02h25 e às 16h25; 1 de julho, quarta-feira, às 10h25; 4 de julho, sábado, às 14h50; 5 de julho, domingo, à 22h25.

Sobre o Curta!

O canal Curta! é um dos novos canais brasileiros da TV paga que mais aprovou projetos para financiamento pelo Fundo Setorial do audiovisual. Até agora foram financiados, para estreia no CURTA!, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries, atendendo à grade temática do canal: música, artes cênicas, metacinema, pensamento  em humanidades, história política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais: www.facebook.com/CanalCurta , https://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta .

Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui