Atualmente mais de 500 mil pessoas acessaram o ChatBot para receber orientações e tirar dúvidas sobre a doença

Especializada em atendimento à distância na área da saúde desde 2008, a TopMed é a empresa responsável pelo atendimento humanizado do “TeleSUS Coronavírus”, serviço lançado dia 02 de abril pelo Ministério da Saúde. Segundo a empresa catarinense, mais de 78% das pessoas que conversaram com os profissionais deixaram de ir até serviços de saúde presenciais, o que ajuda a evitar aglomeração e contribui para a diminuição da propagação da doença.  De acordo com médica Dra. Renata Zobaran, diretora de saúde da TopMed, as dúvidas relacionadas a Covid-19 já mudaram no ranking das mais questionadas desde o início da pandemia, mas perguntas envolvendo sintomas, prevenção e tratamento estão sempre presentes.

Conheça as cinco principais dúvidas sobre o Coronavírus recebidas via ChatBot do Programa TeleSUS do Ministério da Saúde

Confira as cinco principais dúvidas dos brasileiros sobre o Coronavírus nesse momento, e as orientações devidas:

1.Quais os sintomas do vírus?

Os sintomas mais comuns da COVID-19 são: febre, falta de ar e tosse seca ou produtiva. Alguns usuários podem ter dores no corpo, congestão nasal, dor de garganta ou diarreia. Sintomas de menor gravidade, mas que estão presentes com muita frequência são anosmia (perda do olfato) e disgeusia (perda do paladar). Vale lembrar que algumas pessoas são infectadas, mas não apresentam sintomas e não se sentem mal.

2. Como é feito o Diagnóstico?

O diagnóstico “padrão ouro” do coronavírus é feito com a coleta de material respiratório retirado das vias aéreas superiores (nasofaringe), aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, por um “swab” (cotonete estéril comprido próprio para essa coleta).

3. Existe vacina e remédios para COVID-19?

Ainda não. Até o momento, não há vacina nem medicamento antiviral específico para prevenir ou tratar a COVID-19. As pessoas infectadas devem receber cuidados de saúde para aliviar os sintomas.

4.Como é transmitido o COVID-19?

A doença pode ser transmitida de pessoa para pessoa por meio de pequenas gotículas do nariz ou da boca que se espalham quando uma pessoa com COVID-19 tosse ou espirra. Essas gotículas podem pousar em objetos e superfícies ao redor da pessoa – como mesas ou celulares. As pessoas pegam COVID-19 quando tocam nesses objetos ou superfícies com as mãos ou outra parte do corpo e, em seguida, tocam os olhos, nariz ou boca. As pessoas também podem ter infecção por COVID-19 se inspirarem gotículas de uma pessoa com COVID-19 que tosse ou espirra. É por isso que é importante ficar a mais de 1 metro de distância de uma pessoa doente.

5. Como se prevenir?

  • Lave as mãos com água e sabão ou higienizador à base de álcool
  • Use máscara ao sair de casa
  • Mantenha pelo menos 1,5 metros de distância entre você e as demais pessoas. Quando alguém tosse ou espirra, pulveriza pequenas gotas líquidas do nariz ou da boca, que podem conter vírus. Se você estiver muito próximo, poderá inspirar as gotículas – inclusive do vírus da COVID-19 se a pessoa que tossir tiver a doença
  • Evite tocar nos olhos, nariz e boca. As mãos tocam muitas superfícies e podem ser infectadas por vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz ou boca
  • Fique em casa e evite aglomerações, se não se sentir bem e começar a apresentar febre, tosse e dificuldade em respirar, ligue para 136.

 

Sobre a TopMed:

A TopMed é líder no mercado de prevenção e promoção de saúde especializada em atendimento à distância. Desde 2003, a empresa vem desenvolvendo soluções inovadoras, utilizando tecnologia de última geração para disponibilizar serviços de excelência. Com modelo de negócios focado no mercado B2B, a TopMed oferece serviços para operadoras de saúde, setores público e corporativo, seguradoras, empresas de cartões de benefícios, varejistas, entre outras. Oferece ainda soluções para RHs interessados no cuidado da saúde de seus colaboradores, aumento da produtividade e redução de custos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui