Com programas para toda família, a cidade de Curitiba está atraindo cada vez mais turistas brasileiros e estrangeiros

Curitiba é a cidade com maior número de atrativos na lista dos 20 lugares mais bonitos do Brasil elaborada pelo canal americano de televisão CNN.
-Na imagem, Museu Oscar Niemeyer.
Foto:Cesar Brustolin/SMCS (arquivo)

Nos últimos anos, a cidade de Curitiba se consolidou como uma ótima opção para foliões que buscam atrações diferenciadas durante o feriadão de Carnaval, que servem como alternativas à folia tradicional. Que tal aproveitar a pausa para conhecer os encantos da capital paranaense? A cidade, que tem se destacado pelo seu apelo turístico e gastronômico, é a 9ª mais procurada do país pelos turistas que viajam em família, de acordo com números do Airbnb. São inúmeros parques e pontos turísticos que fazem os moradores e visitantes sentirem-se em casa. Programas perfeitos para compartilhar com os amigos e familiares, mergulhando na cultura e na gastronomia local.

Entre os locais de maior visitação da capital paranaense está a Ópera de Arame, que foi inaugurada em 1992. Em meio a lagos, vegetação típica e cascatas, faz parte do Parque das Pedreiras juntamente com a Pedreira Paulo Leminski. Outro lugar de destaque é o Museu Oscar Niemeyer, mais conhecido como MON. Ele é um dos maiores museus da América Latina e seu acervo abriga mais de 2.200 obras de artistas reconhecidos nacional e internacionalmente, e atualmente conta com obras da 14ª Bienal de Curitiba, que ficarão expostas até o final do mês de março. O espaço foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, onde a forma do anexo conferiu ao MON o apelido de “Museu do Olho”.

No meio da tarde, que tal uma parada para um café? Curitiba é a capital brasileira dos cafés especiais. Baristas curitibanos e de outras regiões do país transformaram a cidade em um paraíso para os amantes da bebida, que ganhou várias releituras preparadas com muita excelência em dezenas de cafeterias espalhadas pela cidade. Entre os destaques estão o Café do Moço, comandado pelo premiadíssimo barista Leo Moço; o Coffee Box, que aposta no conceito “to go” no Centro da cidade, e o Supernova. E é lógico que não dá para esquecer da principal chocolateria artesanal do Brasil: a Cuore di Cacao. Ainda para quem gosta de doces, a Cookie Stories, primeira casa do Brasil especializada em cookies é parada obrigatória.

Gosta de cerveja artesanal? Então marque uma visita na fábrica da Way Beer, uma das mais premiadas cervejarias do país, que há quase 10 anos surpreende o país com sua produção 100% artesanal. Outra opção para os amantes de cervejas especiais é o bar Hop Nation, que fica bem no Centro de Curitiba e oferece dezenas de torneiras de chope, cervejas em garrafas produzidas por cervejarias nacionais e internacionais, e drinks autorais que têm cerveja como grande estrela. Já os fãs de comida de boteco não podem deixar de conhecer o Bar Quermesse, que encanta curitibanos e turistas que buscam comidinhas com inspiração regional. Se é apaixonado por hambúrguer, não deixe de conhecer as hamburguerias O Barba, que aposta em uma incrível temática pirata, e Soho Burger Gallery, que oferece os melhores smash burgers da cidade.

Para quem busca um pouco de agitação, a Rua Trajano Reis e a Avenida Vicente Machado são ótimas opções. Nelas, os curitibanos e turistas se reúnem na rua para saborear os mais variados preparos gastronômicos e chopes artesanais da região. Nos endereços, destaque para unidades das redes Porks – Porco & Chope, empreendimento especializado em carne de porco, e Sirène, maior marca de Fish & Chips da América Latina; e para a Pizzaria da Mathilda, que acaba de inaugurar na cidade com o melhor do modo napolitano de fazer pizza. O Hauer Shopping é outro endereço indispensável para quem deseja curtir a noite curitibana rodeado por gente bonita, comidas saborosas, cervejas especiais e drinks autorais. São 18 operações, muitas delas exclusivas, atendendo milhares de pessoas diariamente com muita excelência e sabores de todo o Planeta em uma das principais regiões da capital.

Outros complexos gastronômicos que valem uma visita são a Vila Urbana, localizada no Centro de Curitiba, que conta com dezenas de operações focadas nas mais variadas vertentes da culinária mundial; a Vila Yamon, um point jovem que reúne muita gastronomia e música; e o Backyard Soho, que reúne o badaladíssimo Lolla Bar e o recém-inaugurado Smash! Burgers, comandado pelo badalado chef Vitor Bourguignon. E que tal conhecer o restaurante de um dos grandes nomes da nova geração da gastronomia brasileira? O Kitsune, do chef Andre Pionteke, traz preparos inspirados em ingredientes locais da Mata Atlântica aliados às técnicas da culinária oriental.

Quem busca as melhores baladas da capital paranaense para curtir a noite, vale reservar um espaço na agenda para conhecer o Level Club, empreendimento que aposta em uma temática surrealista. Por fim, em meio a agitação do Centro, os turistas podem encontrar na Rua 24 Horas, um lugar para se alimentar e conhecer mais um ponto turístico tipicamente curitibano. Com um mix de sabores em seus mais variados restaurantes, a Rua 24 Horas se transformou em um polo gastronômico, onde é possível fazer todas as refeições durante o dia. No endereço, destaque para o Bávaro Chopperia & Hamburgueria, para o Pezzo Italian Food e para a casa de sanduíches artesanais James Hill.

Para mais detalhes sobre passeios turísticos em Curitiba, acesse o site www.turismo.curitiba.pr.gov.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui